Notícias

    Comitê de Sustentabilidade discute impactos das resoluções da IMO nas operações portuárias


    As resoluções em âmbito mundial da IMO (Organização Marítima Internacional) estiveram na pauta de discussão da reunião do Comitê de Sustentabilidade da ATP (Sustentar) realizada nesta terça-feira (24/8) por videoconferência. O grupo debateu três temas importantes e prioritários para o setor: água de lastro, bioincrustração e controle de emissões de gases estufa pelos navios.

    “São assuntos extremamente importantes não só para os terminais, mas para termos ideia dos impactos mundiais dos normativos”, disse a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise. A reunião contou com apresentação do representante da Vale, Péricles Vieira, da área de Relações Institucionais Portuárias. Ele participa das reuniões da IMO e trouxe informações atualizadas sobre os desdobramentos dos normativos.

    Em relação à água de lastro, os armadores têm até 2024 para alcançar o padrão de qualidade exigido para as águas descartadas. Segundo Péricles Vieira, no próximo ano a Vale começará a etapa de instalação dos equipamentos de tratamento de água nos navios. “É mais que instalar um equipamento específico. Há necessidade de um plano de gerenciamento da água de lastro dos navios”, reforçou.

    Já sobre a Bioincrustração, ele alertou que a introdução de espécies invasoras traz prejuízos não só para o meio ambiente, mas também para a economia. Destacou que os navios são os tipos de embarcação que mais trazem espécies invasoras. “Os terminais têm que se proteger com rotinas de inspeções técnicas feita por biólogos que sabem fazer a retirada do material”.

    Ele abordou ainda o controle de emissões de gases estufa pelos navios. O coordenador do Comitê, Christiano Pereira, comentou sobre a relevância dos temas abordados e a importância de entender os reais impactos que serão gerados para as empresas. A gravação da reunião do Sustentar com a apresentação sobre as resoluções da IMO está disponível no canal da ATP no Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=VhrjK0bhdyI

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 24/08/2021
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF