Notícias

    Associada da ATP tem única operadora de portêiner do Porto de Santos

    DP World Santos abre as portas para mulheres na operação de equipamento e reforça oportunidades para as mulheres que atuam no setor

    A DP World Santos, associada da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados), conta em sua equipe com a única mulher operadora de portêiner - o maior e mais caro equipamento do terminal portuário. Fabiana do Nascimento Almeida já foi a primeira operadora de RTG - o segundo maior equipamento do terminal - e fez parte da primeira turma de operadores que viajou, em 2013, para a DP World Callao, no Peru, para se preparar para a atividade.

    “Estou honrada em representar a força de trabalho feminina em uma função em que, até pouco tempo atrás, era impossível de se imaginar uma mulher. Esse reconhecimento da empresa vem para mostrar que temos competência e qualificação para operar equipamentos pesados e poder desenvolver carreira no Porto de Santos”, afirma Fabiana.

    O portêiner é um guindaste montado sobre a estrutura de pórtico que movimenta os contêineres, fazendo o embarque e descarga das caixas metálicas no navio. Trata-se de um equipamento robusto e com largas dimensões, que pode atingir 20 metros de altura e pesar 1.600 toneladas. Para atuar na operação, Fabiana realizou cursos específicos, além de treinamentos de atualização. Sua experiência na operação de outros gigantes do terminal foi determinante para assumir a nova função.

    A diretora-executiva da ATP, Luciana Guerise destaca a quebra de tradição masculina na operação da função pelo terminal associado e ressalta a importância de mais oportunidades para as mulheres no setor portuário.

    “A marcante atuação de Fabiana atesta o que todos nós já sabíamos. As mulheres são capazes de exercer qualquer função no setor portuário. Ao abrir as portas para as mulheres, a DP World dá um grande exemplo, que deve ser seguido por outras empresas”, afirma.

    Luciana Guerise lembra que o quadro funcional da ATP tem maioria de mulheres, inclusive, ocupando cargos de liderança no corpo diretivo e no conselho da associação.

    DP WORLD SANTOS

    Instalada na margem esquerda cais santista, a DP World Santos é a empresa responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil. Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 1.200 empregos diretos e 5.000 indiretos.

    Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 1.100 metros de cais e uma área total de 845.000 m2 e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés) e 3,6 milhões de toneladas de celulose.

     

     

    Bárbara Cavalcanti Rosa
    Analista de Mercado / Market Analyst
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / (61) 9 9959-1178
    analista@portosprivados.org.br https://portosprivados.org.br/

    Publicado em 12/11/2021
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF