Entrevistas

    Na Mídia

    ANTAQ comemora 15 anos de instalação

    Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (14), em sua sede, em Brasília, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ comemorou 15 anos de instalação. Criada pela Lei nº 10.233/2001, a Agência foi instalada em 18 de fevereiro de 2002, mas, em função de agenda, extraordinariamente, a data foi comemorada hoje.

     Participaram da solenidade diretores, servidores, colaboradores e ex-diretores da Agência, parlamentares, empresários e autoridades portuárias, representantes de universidades e de associações       
    Durante a cerimônia, os diretores da ANTAQ, Adalberto Tokarski (diretor-geral) e Mário Povia, e o secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drumond, que representou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, enalteceram o trabalho realizado pela Agência.

    O aniversário da Agência também foi evidenciado nos pronunciamentos do presidente da Associação dos Servidores da ANTAQ (Asantaq), Melzac Amaro da Silva, do presidente da Frente Pró-Logística e de Armazenamento do Senado Federal, senador Wellington Fagundes (PR-MT), e do ex-diretor da Agência, Fernando Fonseca, que teve o seu mandato encerrado em fevereiro último. Fonseca foi diretor interino da ANTAQ (dezº-2012/abril-2014) e, depois, diretor efetivo (maio-2014/fevº-2017).

    As comemorações também tiveram uma homenagem aos ex-diretores da Agência, que receberam placas alusivas à data, e o lançamento do novo portal da ANTAQ, na internet. A solenidade foi transmitida em tempo real para as 14 unidades regionais da Agência espalhadas pelo país.

    Em seu pronunciamento, o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, afirmou que a Agência tem motivos de sobra para comemorar: “Hoje, podemos afirmar que esta Agência se revela uma instituição moderna, dinâmica, transparente, aberta ao diálogo e detentora de um capital técnico de valor inestimável”.

    E prosseguiu: “Essa conquista é resultado do esforço contínuo e permanente de seu valoroso quadro de servidores, capitaneado por dirigentes da mais alta qualidade”.

    Tokarski informou que, desde a implantação do novo marco regulatório dos Portos, a Agência aprovou EVETEAs que permitem investimentos de R$ 15 bilhões em arrendamentos. Segundo ele, no mesmo período, as outorgas de terminais de uso privado cresceram de 122 terminais para 191 terminais, totalizando mais R$ 20 bilhões em investimentos.

    O diretor Mário Povia também mencionou que “motivos para comemorar não faltam, mas é certo que temos um longo caminho a trilhar, repleto de desafios que nos demandarão com toda certeza inspiração e muita transpiração”.

    “Queria cumprimentar por meio da ASANTAQ, prosseguiu, cada servidor da Agência, que dia após dia, vem contribuindo para a construção de uma Agência moderna, focada na sua área de atuação, acessível, transparente, que goza atualmente de notável credibilidade junto aos entes que integram o setor regulado.

    E finalizou: “Aqueles da área meio, da área fim, da sede ou de unidades regionais, todos vocês fazem da ANTAQ o que ela hoje representa para a sociedade”.

    Em seu discurso, o secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drumond, também destacou o trabalho da Agência. Para Herbert, com apenas 15 anos, a ANTAQ já é madura e conquistou respeito e seriedade por parte do mercado. Segundo ele, embora seja uma agência pequena, a ANTAQ parece que tem o dobro do seu tamanho por sua importância para a sociedade. “O seu trabalho torna o setor portuário digno para o país”, destacou.

    (Fonte: Assessoria de Comunicação – ANTAQ)

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 16/03/2017
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF