Artigos

    Na Mídia

    Dois anos de DATaPort: Lições sobre os dados do setor

    Em julho de 2020, a Associação de Terminais Portuários Privados - ATP lançou a sua primeira plataforma de dados do setor portuário: o DATaPort. Inicialmente conjecturado para a oferta de informações dos Terminais de Uso Privado (TUPs), o...
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    Às vezes a melhor estratégia é começar pelo fim

    Os Terminais de Uso Privado (TUP) são grandes demandantes de postos de trabalho (qualificado, claro), empregam perto de 55 mil pessoas espalhadas do Oiapoque ao Chuí, possuem programas de treinamento e qualificação de excelência e, certamente,...
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    Modelo único de concessão não está alinhado com

    O sistema portuário brasileiro é, sem dúvida, complexo. Convivemos com dois regimes jurídicos distintos: o porto público, com seus arrendamentos, e as instalações portuárias de uso privado. Quem lê as análises dos articulistas,...
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    TCU e a continuidade do processo de desestatização da

    Ao apagar das luzes de 2021, o Tribunal de Contas da União decidiu, por unanimidade, autorizar o Ministério de Infraestrutura a dar continuidade ao processo de desestatização da Codesa-ES, que compreende os portos organizados de Vitória e Barra...
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    A desestatização dos portos leva à mesa incertezas de um

    A desestatização dos portos leva à mesa do empresariado as incertezas de um modelo que terá duração mínima de 35 anos. A justificativa: baixa eficiência da gestão pública e da verba pública, prejuízos ou resultados insuficientes,...
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    Desestatização: Por um modelo que preserve a eficiência

    O avanço do processo de desestatização dos portos organizados representa um marco histórico para o setor portuário brasileiro. A ampliação dos debates sobre o modelo a ser escolhido para a Companhia Docas do Espírito Santo deve ser vista...
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    Investimentos rumo ao Norte

    *Murillo Barbosa

    Os rios brasileiros cortam importantes pontos do país e precisam ser uma alternativa cada vez mais viável na rota logística do transporte de cargas e no escoamento da produção nacional. Além de menos poluentes, as...
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    Saga do Setor Portuário Privado

    Portos privados podem duplicar sua contribuição para o desenvolvimento nacional. Mas, para isso, o novo governo deverá superar burocracias e uma infraestrutura logística defasada em R$ 1 trilhão Menos burocracia, desenvolvimento em...
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