Notícias

    Cinco associadas da ATP são premiadas pelo Ministério da Infraestrutura


    Prêmio Portos + Brasil 2021 presta reconhecimento pela excelência na gestão dos TUPs que fazem parte da Associação de Terminais Portuários Privados

    O Ministério da Infraestrutura promoveu, nesta quarta-feira (1º/9), em Brasília, a 2ª edição do Prêmio Portos + Brasil. A premiação visa reconhecer as melhores práticas adotadas pelos portos públicos e privados do país e os profissionais responsáveis por essas iniciativas. Entre os TUPs (Terminais de Uso Privado) agraciados, destaque para cinco empresas associadas da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) que reforçaram a importante atuação dos portos privados e a prestação de serviços de excelência no setor de logística e transportes.

    Na categoria Crescimento da Movimentação TUPs/Granel Sólido Mineral, o Porto Sudeste (RJ) ficou em primeiro lugar, com movimentação de 2020 16,8% superior à de 2019, seguido pelo Terminal Ilha da Guaíba (RJ), da Vale, com movimentação de 2020 13% superior à do ano anterior. Na categoria Crescimento da Movimentação TUPs/Granel Sólido Agrícola, destaque para Hidrovias do Brasil com segundo e terceiro lugares. O Hidrovias do Brasil Miritituba (PA) – movimentação de 2020 40,3% superior à de 2019 - e o Terminal Vila do Conde (PA), com incremento da movimentação de 39,6% no período.

    No quesito Crescimento da Movimentação de TUPs/Granel Líquido, o terceiro lugar ficou com o Terminal Aquaviário de Ilha Redonda e Ilha Comprida (RJ), da Transpetro, com movimentação de 2020 73,4% superior à de 2019. Já no Crescimento da Movimentação de Container, a DP World Santos (SP), com movimentação 18,4% superior também ocupou a terceira colocação.

    O Diretor-Presidente da ATP, Murillo Barbosa, destaca que a premiação é mais um reconhecimento da importância dos portos privados para o setor de logística nacional e o desempenho dos TUPs associados da ATP é fruto da eficiência na gestão, investimentos e foco nos resultados do setor portuário privado. “A performance das nossas associadas é expressiva e cresce a cada ano. Por meio dessas grandes empresas, estendo as felicitações a todos os TUPs brasileiros e profissionais do setor que prestam importante contribuição para a economia nacional e para a sociedade, já que o setor privado é responsável por 66% da movimentação de cargas no Brasil”, afirma.

     

    PORTOS + BRASIL
    Em sua segunda edição, o Portos + Brasil, premiação criada pelo Ministério da Infraestrutura contemplou as melhores iniciativas voltadas à excelência dos portos públicos e privados do país. Ao todo, 21 autoridades portuárias foram agraciadas com a premiação, que visa reconhecer as melhores práticas adotadas nos terminais. O Portos + Brasil incentiva a busca da excelência na gestão desses empreendimentos, essenciais à logística de transportes nacional.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 02/09/2021
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF